quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CALDAS DO JORRO


Venha visitar Caldas do Jorro
Água com 48º Graus

A ESTÂNCIA
A Estância Hidromineral de Caldas do Jorro está situada no Município de Tucano, a 6 km de sua sede, com uma altitude de aproximadamente 220 metros, em relação ao nível do mar. Tem administração própria e autonomia financeira. A sua água provém de uma perfuração feita pelo Conselho de Petróleo, em 1948/1949, e a profundidade do poço é de 1.861,41 metros, considerado inesgotável, tendo em vista as enormes reservas existentes, de acordo com o parecer do geólogo José Santana Carvalho, especializado em águas subterrâneas.
As águas do Jorro são resultantes da combinação de dois lençóis freáticos aproveitados com revestimentos e colocados filtros numa extensão de 270 metros em arenito aqüíferos provindo deles água com grande pressão (cerca de 30 metros de altura) e em abundância (111 mil litros por hora). As suas propriedades terapêuticas já são bastante conhecidas e comprovadas.
Afirma-se que é a melhor fonte de água do Brasil e comparável às melhores do mundo, tal como, Vichy, na França, cuja temperatura é de apenas 36 graus.
A água do Poço Caldas do Jorro, furo NC - 1, é surgente, limpa, abundante, com grande pressão e desprendimento de gases espontâneos, dissolvidos no volume de água termal, a uma temperatura de 48º C e uma vasão atual de 3.170.600 litros por 24 horas.
As análises químicas e físico-químicas foram iniciadas no local do poço com determinações físico-químicas e dosagem e elementos susceptíveis de alterações com transporte de amostra para a sede do L.P.M., em cuja secção de Hidrografia do Ministério das Minas de Energia, foi completada a análise química pelo Químico Tecnologista H. A. Spinelli, sob o número 22.582, de 15/12/1965, nada revelando além dos elementos já dosados e pesquisados. Continuou inalterada.
CURIOSIDADES
· Crônica de Raquel de Queiroz
Clique aqui e conheça na íntegra o texto escrito por Raquel de Queiroz sobre o Jorro quando aqui esteve em 26 de maio de 1962 e publicado na revista de maior circulação nacional da época "O Cruzeiro".
Lampião
Esta região recebeu em várias oportunidades a visita do famoso cangaceiro, nas suas lutas e correrias pelos sertões. Era uma área muito familiar ao seu bando e serve como cenário de recordações.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Em G. 1L
Sílica (em S12) 0,0120
Alumínio (em AL) 0,0002
Cálcio (em CA) 0,0056
Magnésio (em MG) 0,0015
Potássio (em K) 0,0042
Sódio (em NA) 0,0928
Amônio (em NH4) 0,0002
Cloretos (em CL) 0,0187
Carbonatos (em CO3) 0,0169
Bicarbonatos (em HO3) 0,1885
Sulfatos (em SO4) 0,0175
Gás Sulfídrico (M 25) 0,00001
Gás Carbônico (CO2) Ausência
COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA
Temperatura da água 48º C
Temperatura ambiente 28º C
Ph 8,3
Condutividade de 25º hms 1xCM-1 / 4,3x10-4
Radioatividade na água surgente 0,24 Unidades Mache
Vasão litros 24 horas 3.170.600
Potável sob o ponto de vista químico. Segundo o Código de Águas Minerais, trata-se de uma Água Mineral Natural - Alcalina Bicabornada Hiper Termal.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Doenças Alérgicas, Dermatoses Reumáticas, Gastro Intestinais, Dispepsias, Gastrites, Colites, Prisão de Ventre, Doenças de Fígado e dos Rins, Manifestações Úricas, Acne-Furunculose e Equisemas Parasitosas da Pele.
QUALIDADES DAS ÁGUAS DO JORRO
O médico e cientista Zenalson Medina, catedrático na área que leciona no Rio de Janeiro, estuda há mais de 20 anos os poderes curativos das águas do Jorro, e registrou curas fantásticas de doenças de pele. As águas termais são radioativas, bicarbonatadas, litinadas, caleicas, ferruginosas, magnesianas e alcalino-ferrosas.
Beber a água do Jorrão, na praça Ana Oliveira, bem próxima do Hotel, é programa obrigatório. O local está sempre cheio de visitantes e moradores da Estância, proporcionando uma convivência amistosa e divertida.
As águas do Jorro são, na realidade, de excelente qualidade, com sabor pouco acentuado e gosto alcalino, apresentando cor levemente verde e azul, em grande quantidade, e torna-se incolor em pequeno volume. Ao usá-la para banhos, de imediato, o calor assusta, mas paulatinamente o corpo vai acostumando-se à temperatura de 48º C, e aí torna-se deliciosa e relaxante. Com finalidade terapêutica ele deve ser tomada no momento da surgência, (quatro copos por dia), na mesma temperatura, em horários pré-determinados: antes do café da manhã (jejum), às 11h, às 17h e antes de dormir.







4 comentários:

  1. oi wesley bom site valeu pela postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi alex aki e wesley o jornalista do site pelo jeito vc e meu fã
      mesmo ne o brigado

      Excluir
  2. Lugar muito bom para passar um final de semana com família e amigos,tomar um banho bem quente e muito bom msm.

    ResponderExcluir
  3. Água térmica Milagrosa quando uso prolongado aliviando dores musculares e todos tipos ite...busite, dendinite....etc

    ResponderExcluir